Meta de fechamento de lojas
Grandes shoppings consolidados têm metas de fechamento de lojas. Evidentemente sempre vão negar que pratiquem esta barbaridade, mas a receita advinda de revendas dos pontos comerciais é um item importante no balanço anual.
Em função disto, lojistas de todos os cantos do Brasil tem histórias semelhantes de empresários que quiseram repassar seus pontos, buscaram e encontraram lojistas interessados, informaram seus shoppings, e tiveram a venda negada por “questões de mix", porém, depois que o lojista abandonou o ponto pagando as multas cabíveis, aquela mesma loja foi vendida para o comprador anteriormente indicado.
Nestes tempos de crise e escasseamento de novos lojistas, estas metas ficaram prejudicadas, já que está difícil encontrar novos incautos dispostos a pagar altos valores de ponto e aluguel e arcar com os enormes custos de instalações e estoques em troca de projeções de boas vendas que não se confirmam. Mas isto não significa que tenham abandonado a prática de boicotar transações e depois vender a loja para o comprador indicado pelo lojista que saiu.