Consumidor vai reduzir o valor das compras de Natal
As compras de Natal deste ano serão de menor valor, aponta pesquisa realizada pela Boa Vista SPC. De acordo com a sondagem nacional Hábitos de Consumo, 80% dos entrevistados pretendem fazer compras de Natal, mas 79% preveem gastar menos que no ano passado.
De acordo com o levantamento, o percentual de pessoas que pretendem gastar menos, como seria de se esperar, está nas classes D e E, com 84% e 82%, respectivamente.
Dos que pretendem fazer compras de Natal, 38% presentearão no máximo até duas pessoas e o ticket médio não ultrapassará R$ 51,40; um crescimento de 6,4% em relação ao ticket médio de 2015. Nas classes D/E o ticket médio por presente será de R$ 45, aumentando para R$ 56 na classe C e R$ 76 nas classes A/B.
Quanto ao valor que se pretende gastar com presentes, 59% gastarão no máximo R$ 50 por pessoa. No Sudeste, o percentual é de 61% das menções. As compras serão realizadas na sua maioria, em lojas de departamentos, centros comerciais, galerias e hipermercados (38%), seguidos de lojas de rua (35%) e shopping centers (27%).
Passou de 67% no ano passado para 73% agora o total de consumidores que irão pagar à vista as compras de Natal e Final de Ano. De acordo com a pesquisa, o principal meio de pagamento será o dinheiro com 49% das menções, seguido por 33% para cartão de débito. O dinheiro será o meio de pagamento mais utilizado em todas as regiões, e o cartão de débito terá maior utilização entre os consumidores da região Sudeste (38%).
Os outros 27% dos consumidores pagarão a maior parte de suas compras de forma parcelada, sendo o cartão de crédito o meio de pagamento a ser utilizado por 83% deles. Na região Sudeste, 26% dos consumidores irão parcelar suas compras e 80% farão uso deste meio de pagamento.
Dentre os entrevistados, 20% não pretendem comprar presentes. Endividamento e desemprego, praticamente empatados, são os principais motivos: 40% já estão endividados e os outros 39% desempregados. Na pesquisa de 2015, o desemprego aparecia com 21% das menções. Também cresceu o número dos que não vão comprar para priorizar o pagamento das contas da casa, de 11% para 17%.
Realizada entre 17 a 28 de outubro de 2016, a pesquisa tem como universo os consumidores que buscaram informações e orientações no site Consumidor Positivo, da Boa Vista Serviços.
Fonte: Valor Econômico.