Descapitalizados
Nada de desconto, ou o mínimo de desconto possível. Esta é a regra básica que norteia as negociações dos shoppings com seus lojistas em dificuldade. Esta regra, adotada desde o início da crise, quando ficou claro o descompasso entre receita e custo de ocupação das lojas, vem descapitalizando os lojistas nos últimos anos.
Resultado? O mercado está sabendo que shopping é dureza e que a chance de ganhar dinheiro pode não ser muito maior do que a oportunidade de perder muito dinheiro. Por isso os shoppings estão encontrando sérias dificuldades em relocar as lojas desocupadas. Até porque, em vista das dificuldades em geral, os lojistas perderam o medo de falar uns com os outros. Já não funcionam mais aquelas histórias muito ouvidas por todos que buscavam descontos junto aos gerentes de shoppings: “só tu que tá reclamando, teu vizinho tá super bem“, “ninguém até hoje veio reclamar, só tu", "o problema é só com a tua operação", e por aí vai.
Todo mundo já sabe que a conta não fecha, mas ainda tem muitos incautos por aí, prontos para serem iludidos pelas promessas dos vendedores de lojas de shoppings. Muita calma nesta hora.